MENU

Comments (1) Comportamento

Pessoas sugestionáveis por Frederico Mattos

Se você muda de opinião o tempo todo e tem dificuldade em contrariar as pessoas isso é mais sério do que pensa. Você talvez seja uma pessoa sugestionável.

Normalmente essa pessoa costuma ser querida e afável com os demais e se mostra sempre solicita, pronta para concordar e balançar a cabeça fazendo um grande SIM.

"Gosto muito de você, camaleãozinho..."

Essa capacidade de se moldar conforme o interlocutor os deixa secretamente ansiosos, atentos, alertas, paranóicos e apreensivos. Cada gesto dos outros acaba sendo instintivamente calculado para ter a reação adequada e jamais desagradar, contradizer ou negar algum pedido.

Brinco que são camaleões sociais, incapazes de dizer NÃO. Preferem sacrificar seu conforto, bem-estar e alegria para se sujeitar aos anseios dos outros. Por conta disso são observadores natos e hábeis na capacidade de decodificar interesses e expectativas alheias, com o único intuito de agradar os demais e serem reforçados.

Muitos acabam percebendo esse padrão de comportamento volúvel e até puxa-saco, mas eles não conseguem resistir a serem agradáveis.

É comum terem vindo de famílias conturbadas e instáveis que não tinham regras claras, mas eram rígidas. Como a criança nunca sabia de onde vinha a coerência ela tentava se agarrar a cada comando que recebia sem questionar, apenas para obter carinho, afeto e aceitação dos pais ou cuidadores. Em orfanatos é muito comum ver esse tipo de criança que você sorri e ela sorri junto.

Chega a ser aflitivo conviver com alguém assim, pois ela se torna grudenta e dependente de aprovação constante. Se percebe que que desagradou ela recua em sua posição e faz de tudo para se retratar e concordar com o outro.

Uma crítica é uma bomba em sua mente constantemente culpada

Seu grande dilema é quando precisa tomar suas próprias decisões sozinha. Nessa hora ninguém pode viver no seu lugar e as escolhas solitárias são muitas, se não todas, o que comer, o que vestir e como se portar em situações incomuns. Pior, ser feliz é atribuição própria de cada pessoa e se você sempre espera um comando externo para ter direito a sentir prazer sua vida está numa enrrascada.

Sugiro algo simples, dedique uma semana para tomar decisões sem se consultar com ninguém.

– Todos os dias escolha o que quer comer e vá atrás do lugar adequado, de preferência um que nunca foi.

– Todos as noites escolha a roupa do dia seguinte, varie, invente, descubra seu estilo e enfrente os comentários sem recusar elogios ou se abalar com críticas.

– Faça uma coisa nova por dia, seja passar por uma rua que nunca passou, ler um tipo de livro que nunca leu ou assistir um programa de TV diferente.

– Se puder discorde de alguém só para enfrentar o peso do NÃO e administrar o turbilhão de emoções decorrentes.

Com isso tudo não imagine que tem que se tornar uma pessoa intragável como aqueles que fazem o oposto e só fazem aquilo que gostam e nunca ouvem ninguém, mas chegar num meio termo em que não se sinta escravizada pelo meio em que vive. Você pode e saber ter escolhas coerentes e satisfatórias, basta tentar.

_______________

O drama do dinheiro

Treino de escolhas

Edite seu guarda-roupa 1; limpe seu guarda-roupa

Edite seu guarda-roupa 2: o que eu tenho

Edite seu guarda-roupa 3: o que eu preciso

Edite seu guarda-roupa 4: o que eu quero 

Consultoria de Moda

Como guardar as suas peças

Cabides

Como guardar suas roupas

Como guardar suas roupas: fotos

Como guardar seus sapatos

Como guardar suas bolsas

Descubra o seu corpo:

1. tipo físico ideal

2. tipo físico triângulo

3. tipo físico triângulo invertido

4. tipo físico redondo ou oval

5. tipo físico retangular

6. tipo físico ampulheta

7. tipo físico diamante

 

  • http://www.mulheresnopoder.com.br Gianna Xavier

    Eu não conheço ninguém assim, bem ao contrário, estou cercada de gente que tem opinião sobre tudo, super críticas e assertivas.
    Ás vezes, acho que seria bom conviver com um camaleãozinho.