MENU

Comments (3) autoestima, Consultoria de Moda

As roupas que usamos influenciam o nosso comportamento

FEL_0283

Esta é uma das fotos do meu casamento que foi agora dia 20.07. O dia em que eu me senti mais “poderosa” na vida. Usar um vestido de noiva por si só já nos diz que a noite é nossa.

Já notaram como a gente costuma se sente poderosa vestindo uma roupa bacana, que a gente gosta, que foi escolhida a dedo para uma ocasião especial? Tente se lembra de como se sentiu a última vez que arrumou o cabelo, fez uma maquiagem incrível e usou uma roupa maravilhosa para um evento.

As roupas tem sim influência na maneira como a gente se posiciona, se vê e encara os outros. Experimente ir ao trabalho vestindo uma roupa bem alinhada, de tecido fino, elegante, algo que se destaque dos demais. Observe se você não se sentirá mais poderosa, mais capaz, com a auto estima lá em cima. Como consequência, provavelmente seu desempenho no trabalho será também superior.

Recentemente vi um estudo que está totalmente relacionado à algumas ideias que eu já coloquei aqui no Sem Espartilhos, começando pelos textos sobre Capital Erótico até falarmos da imagem como Patrimônio. Basicamente, os pesquisadores dizem que as roupas que usamos não só mudam a maneira como os outros nos veem, mas também a maneira como nós nos vemos. Forte né.

“As roupas que você usa não mudam apenas a maneira como os outros te veem, mas também a maneira como você se vê” isso significa que usar certos tipos de roupa pode afetar a maneira como você se comporta.

Usar um par de óculos por exemplo não faz somente com que você se sinta mais inteligente, faz você agir como se fosse.

Foi feita uma pesquisa com dois grupos de pessoas que receberam as mesmas tarefas, mas vestindo roupas diferentes. Um grupo vestiu um jaleco como os de médicos e profissionais de saúde e o outro grupo vestiu roupas comuns. O grupo das pessoas usando jaleco cometeu menos erros que o segundo. Em outro experimento, os dois grupos receberam jalecos, mas a um dos grupos foi dito que o jaleco era apenas um avental de pintura. Resultado: o grupo usando avental de pintura teve performance inferior.

Os cientistas atribuem este fenômeno ao significado simbólico da roupa e a experiência psicológica de usar a roupa.

Conclusão: as roupas não são apenas artigos de decoração ou proteção, elas afetam a maneira como agimos.

Eu amei o resultado deste estudo e fica para mim uma mensagem bastante clara: atribua a sua imagem e ao seu guarda-roupa apenas a importância que eles tem! Nem mais, nem menos. As suas roupas podem afetar suas ações, então se vista apropriadamente.
Aqui embaixo está o link do vídeo para quem quer saber mais. Está em inglês, mas vale a pena assistir pela animação.

Suas roupas podem afetar suas ações

 

———————————————————–

Outros posts imperdíveis sobre o tema:

Imagem e entrevista de emprego

Capital erótico: critério de desempate em entrevista de emprego

Capital Erótico – Beleza

Capital erótico – sensualidade

Capital erótico – habilidades sociais

Capital Erótico – Vivacidade 

Capital Erótico – Visual

Capital Erótico – Sexualidade 

A imagem também é um patrimônio

  • Janaína Nelli

    Excelente texto ! E realmente afeta e muito, costumo ser chata ao sair e ir na esquina buscar um pão, não costumo ir de chinelo, não sei, talvez seja uma coisa da minha cabeça, mas prefiro ‘perder’ uns minutinhos a mais e colocar uma sapatilha, não deixo de colocar um brinco e um anel também;
    E agora lendo isso, realmente me sinto melhor quando coloco o que eu gosto nem que seja para ir na esquina.
    E claro no trabalho quando você muda, tira ‘aquele’ uniforme que está todos os dias e coloca uma roupa mais elegante parece que até seu dia se torna melhor.
    *–*

  • Barbosa Gisele Paula

    Sim. Vestimenta também é RG !

  • Juliana Guisilin Cordeiro

    E não só nos sentimos melhor como trabalhamos melhor. As roupas tem um efeito interessante no nosso desempenho. Então, quem sabe fazer um teste: se vista por um dia como se vestiria se tivesse um cargo de chefia, quem sabe o seu desempenho não melhore a ponto de ser notada como alguém que pode estar na lista dos possíveis promovidos???